A obesidade é uma doença crônica, progressiva, recidivante e deve ser tratada com equipe multidisciplinar para seu controle. A cirurgia bariátrica e metabólica é considerada como o procedimento mais eficaz na perda e manutenção de peso, porém a técnica não é capaz de resolver o problema da obesidade nem tão pouco agir de forma isolada. Por isso a equipe multidisciplinar é tão importante. Procure sempre seus médicos, nutricionistas, profissionais da saúde mental e educadores físicos.
Lembre-se! É extremamente importante associar a cirurgia com a dieta e atividade física, pois estes são os pilares de hábitos de vida saudável. Procure profissionais habilitados: o nutricionista para tratar de sua alimentação e o educador físico para lhe auxiliar no melhor exercício para você.
A forma de se alimentar muda após a cirurgia e cuidados importantes, principalmente quanto ao consumo de proteínas, vitaminas e minerais, devem ser tomados para a vida toda. A atividade física é fundamental para perda e manutenção de peso, além de uma composição corporal mais saudável, pois mantém a massa magra. Não esqueça também de cuidar de sua saúde mental, afinal de contas a parte emocional é importantíssima e não deve ser negligenciada. Procure profissionais habilitados: psicólogos e psiquiatras.

Utilizando as calculadoras


As ferramentas a seguir irão ajudar vocês a entender melhor sua evolução. Mas atenção! estas ferramentas não devem ser interpretadas como diagnóstico, pois existem muitos outros fatores relacionados com o estado de saúde de uma forma geral que podem influenciar nos resultados. Reforço aqui a importância de profissionais habilitados na área de cirurgia bariátrica e metabólica para ajudá-lo nesse processo e retirar todas as suas dúvidas.

Índice de massa corporal - IMC

O IMC é um dos indicadores usados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para verificação do estado nutricional. Use a calculadora abaixo para saber sobre seu estado nutricional:

CALCULADORA DO IMC


Digite seus dados para calcular seu IMC


Calcular GUIA

Resultado:


Fonte: OMS

Percentual da Perda de peso - %PP

O percentual da perda de peso é utilizado para saber se o paciente está perdendo peso de acordo com os tempos da cirurgia. Comparar os pacientes em quilos (kg) absolutos é inadequado, uma vez que quanto maior o peso corporal, maior será a perda de peso do paciente. Por exemplo, se uma pessoa pesava 150 kg e perdeu 15kg e outra pessoa pesava 100 kg e perdeu 10%, apesar de uma pessoa parecer ter perdido mais do que a outra, na verdade a duas pessoas perderam 10% e estão dentro do esperado. Por isso o ideal é verificar o percentual de peso para saber se está dentro do esperado.
Mas atenção, dependendo do IMC que o paciente tinha antes de operar, se for muito alto, esses valores podem ser diferenciados, por isso procure sempre sua equipe para que esta avaliação seja mais precisa.
Comparando o peso corporal nos tempos de pós-operatório com o peso no peso no dia da cirurgia ou na data da cirurgia, espera-se uma perda de peso, em média, de:

1º mês
Até o 6º mês
1º Ano
Depois de 1º ano
8 - 10%
10 – 20%
20 – 30%
30 – 45%

Fontes: Garrido Júnior et al, 2000; Arazaki et al, 2001, Lima et al, 2002; Ramos et al, 2006; Alamo et al, 2006; Nassif et al, 2009.

CALCULADORA PERCENTUAL DA PERDA DE PESO - %PP

Preencha os campos com seus dados para o cálculo PP.



Calcular GUIA

Resultado:

Recidiva da Obesidade ou Reganho de Peso

A recidiva da obesidade, ou “reganho de peso” como é popularmente conhecido, é normal e esperada após a cirurgia bariátrica e metabólica, porém o ganho de peso após o procedimento não deve estar muito acima do ideal (Berti et al, 2015; Novais et al, 2010). De acordo com a posição da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica as definições para Recidiva da obesidade são: - Recidiva: Recuperação de 50% do peso perdido atingido em longo prazo ou recuperação de 20% do peso associado ao reaparecimento de comorbidades. - Recidiva Controlada: Recuperação entre 20 e 50% do peso perdido em longo prazo. - Ganho de peso esperado: Recuperação < 20% do peso perdido em longo prazo. Mas atenção, dependendo do IMC que o paciente tinha antes de operar, se for muito alto, esses valores podem ser diferenciados, por isso procure sempre sua equipe para que esta avaliação seja mais precisa.

CALCULADORA DA RECIDIVA DA OBESIDADE

Preencha os campos com seus dados para o cálculo do reganho de peso após a cirurgia bariátrica.



Calcular GUIA

Resultado:

Percentual da perda do excesso de peso

Já o percentual da perda do excesso de peso (%PEP) é uma ferramenta prática que mostra para o paciente o sucesso no tratamento cirúrgico. Não quer dizer que quem ficar abaixo de 50% obteve insucesso na cirurgia, porém deve procurar saber o que ocorreu junto à sua equipe. Só para lembrar, é normal que o paciente até os 6 meses de bariátrica esteja abaixo de 50%, afinal você ainda está em pleno processo de perda de peso que só irá se estabilizar até os 24 meses de pós-operatório.
Mas atenção, dependendo do IMC que o paciente tinha antes de operar, se for muito alto, esses valores podem ser diferenciados, por isso procure sempre sua equipe para que esta avaliação seja mais precisa.
No quadro a seguir constam os valores, em média, que o paciente atinge ao longo do pós-operatório. Mas atenção, esse valor pode chegar a 100% ou passar de 100% caso o paciente chegue na faixa de 18,5 a 24,9 kg/m2 pelo IMC (veja a calculadora acima)

Técnica/tempo
3 meses
6 meses
12 meses
18 meses
%PEP no Sleeve
33%
50%
65%
70%
%PEP no Bypass
25-35%
45-55%
60-70%
75-85%

Fontes: Zilberstein et al, 2019; Aydoğan et al, 2016; O´brian, 2013. Xavier et al., 2010; Shah et al., 2006; Buchwald et al., 2004; Deitel et al. 2003; Brolin, Surgery. 1989.

CALCULADORA DO % DA PERDA DO EXCESSO DE PESO

Digite seus dados para calcular o % da perda de peso



Calcular GUIA

Resultado:



Para maiores informações entre em contato: fernandamattos.nut@gmail.com